sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Thanksgiving Day



Ontem, quarta quinta-feira de novembro, foi o dia de ação de graças! Muito tradicional nos EUA, porém, acho que é uma data que deveria ser lembrada sempre em qualquer país. E como todo dia é dia de render graças ao Senhor, não vou me considerar atrasada... rs

Apenas por curiosidade, segue um breve relato sobre a origem desta data:
O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.
Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.

Sempre é bom lembrar o cuidado que Deus tem tido conosco e de todos os detalhes que nós acabamos percebendo só depois de Deus ter trabalhado por nós, enquanto nós ficamos "esperniando e reclamando" da vida... O nosso apartamento este é exemplo disso! Nosso Pai nos permitiu adiquirir nosso lar doce lar! Cuidou de todo o processo desde o início para que o valor ofertado fosse conforme a nossa possibilidade, e abriu as portas de trabalho, tudo no tempo certo, para que a documentação do financiamento desse certo! Esperamos um pouco por tudo isso... foram 5 anos de casamento (e muitos momentos de não entendermos nada) até conseguirmos comprar o apê e recebermos as chaves! Isso sem falar das coisas mais pequenas, que em tudo Ele tem cuidado de nós!

Deus foi, é, e sempre será fiel!!! Glórias a Ele! Sejamos sempre gratos a Ele por esse imensurável amor!!!

Um comentário:

  1. Olá Andressa!
    Meu apartamento tem a planta igualzinha a sua, gostaria muito de colocar a mesa de jantar próxima a parede da cozinha e o sofá próximo a porta de entrada, você que já está morando no apê, acha que tem jeito, ou nem pensar?

    Abraços

    Raquel

    ResponderExcluir

Compartilhe também os seus devaneios!!! =) Escreva aí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...