quinta-feira, 1 de setembro de 2011

[Comidinhas] Massa com Azeitonas e Presunto

A hora da fome está chegando...
Vi esta receita da Carolina Ferraz hoje por acaso neste blog aqui, e fiquei com água na boca! Quero testar em casa depois! Mas enquanto me preparo para ir almoçar vou deixar aqui a dica! =)

Até mais!

Massa com Azeitonas e Presunto

Ingredientes:
  • 200g de presunto fatiado, cortado em cubos pequenos
  • 300g de azeitonas pretas (ou chilenas), sem caroço, cortadas em cubos grosseiramente
  • 1 cebola pequena, passada no processador (depois escorrida, sem água)
  • 1 pouco de leite fresco
  • 2 a 3 colheres de creme de leite
  • 60 ml de vinho branco
  • 1 pacote (500g) de massa seca curta (fusili, penne, gnhochetti, etc – use a que preferir mas de grano duro)
  • Queijo parmesão ralado
  • Azeite de oliva extravirgem, a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Modo de fazer:
  1. Numa panela funda, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola por uns 4 ou 5 minutos, mexendo sempre para que ela não escureça.
  2. Depois, acrescente o presunto picado e refogue por 1 a 2 minutos.
  3. Em seguida, acrescente as azeitonas, sempre em fogo brando. Daí para frente, você vai mexer sempre e cuidadosamente com um martelo de cozinha (batedor de carne), vá espremendo e machucando as azeitonas na panela. Não tenha pena, nem piedade, quanto mais esmigalhadas estiverem as azeitonas, mais saboroso ficará o molho.
  4. Acrescente agora o vinho branco, mexa bem e deixe a panela destampada por 2 a 3 minutos para que o álcool evapore. Aí então vá acrescentando a essa mistura o leite (bem devagar, o molho não pode ficar muito líquido), para que a gordura do presunto e das azeitonas vá se agregando ao molho. Deixe refogar, mexendo sempre, por 2 a 3 minutos.
  5. Coloque sal e pimenta-do-reino e desligue o fogo.
  6. Numa panela à parte, cozinhe a massa. Siga as instruções da embalagem com relação ao tempo de cozimento. Quando estiver cozida, escorra e já coloque na travessa onde vai servi-la.
  7. Acrescente então as 2 ou 3 colheres de creme de leite e um pouquinho de azeite e misture bem, para que isso incorpore na massa que vai receber o molho. Quando estiver tudo bem misturado, acrescente metade do molho de presunto com azeitonas. Misture bem.
  8. Observe então se o macarrão ficou seco ou se para você está bom. Se esticer seco, acrescente mais azeite e misture (você vai ter de observar a textura do molho; não se intimide, este molho se transforma num grande creme preto com pitadas cor-de-rosa aqui e ali. É importante que ele se misture e dê liga com a massa, por isso, use o olhômetro e se sentir falta de mais azeite ou mais creme de leite).
  9. Depois, por cima da massa, distribua a outra metade do molho, acrescente uma boa pitada de parmesão e sirva bem quentinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também os seus devaneios!!! =) Escreva aí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...